Leitura do texto: “Retrospectivas e perspectivas da historiografia da lingüística no Brasil” por Cristina Altman da universidade de São Paulo. Cinco questões nos pareceram pertinentes:
1) É possível que a historiografia privilegie alguns fatos em detrimento de outros? Quais seriam os critérios para determinar a importância de certas questões?
2) De que forma se pode determinar o princípio da identidade latino-americana?
3) A língua Tupi com estrutura latina funcionou na comunicação? Tem alguma relação com a língua geral?
4) A historiografia da lingüística faz uma descrição cronológica da língua ou faz parte da perspectiva da nova história?
5) Como a autora se posiciona frente à perspectiva da lingüística no/do Brasil? Em sua opinião, por que não há uma lingüística genuinamente brasileira?
1) É possível que a historiografia privilegie alguns fatos em detrimento de outros? Quais seriam os critérios para determinar a importância de certas questões?
2) De que forma se pode determinar o princípio da identidade latino-americana?
3) A língua Tupi com estrutura latina funcionou na comunicação? Tem alguma relação com a língua geral?
4) A historiografia da lingüística faz uma descrição cronológica da língua ou faz parte da perspectiva da nova história?
5) Como a autora se posiciona frente à perspectiva da lingüística no/do Brasil? Em sua opinião, por que não há uma lingüística genuinamente brasileira?